História Política de Carmolândia

No Mês de Junho de 1.960, sete família deslocou de Minas Gerais em direção ao estado, de Goiás, estabelecendo se na região de Araguaína, vieram para uma região de mata bruta, logo em seguida, no qual o Sr. Marcondes Vaz da Costa formou o povoado por nome de Marima, vindo a ser o administrador o Sr. Pedro Alexandrino de Oliveira e esposa Ambrosina Maria de Jesus e seus 12 filhos.

Com quatro anos mais tarde, José Pedro de Oliveira e Carmo Pedro de Oliveira, adquiriu o título definitivo de suas terras equivalente 84 alqueires para cada um, as mesma pertencias ao Departamento do IDAGO, que era terreno do Estado de Goiás, sendo que as terras do Sr. José Pedro de Oliveira, foi desmatada em forma de regime de mutirão, derrubando mata, abrindo estradas e construindo casa, o mesmo era líder em todos os trabalhos feitos em termo de mutirão, pois achava o terreno fértil e tinha convicção que as terras prometiam um futuro melhor, por ter facilidade em se comunicar com os amigos, e a necessidade que a própria realidade do dia a dia em busca de melhora, resolveu desmembrar 12 alqueires de terras de sua propriedade, que era registrada com o nome de FAZENDA BOM DESPACHO, e seu irmão Carmo Pedro de Oliveira, também desmembrou de sua propriedade 05 alqueires de sua fazenda por nome de ALTO BOA VISTA, e assim surgiu o Povoado de Carmolândia. 

Em 13 de Janeiro de 1.965 foi construído a 1ª casa, que era do proprietário José Pedro de Oliveira e sua família, a mesma era (feita de taipa e coberta de pedaços de madeira, a água era tirada da cisterna no balde através de sarilho)

Em 16 de abril de 1966 foi celebrada a 1ª Missa na capela (que era feita de palha) pelo Padre João Caprielle, vindo pelas margens do rio Araguaia, passando pelo povoado de Araguace chegando em Carmolândia através cavalaria. Algum tempo depois veio o Padre Carmelo, trazendo a imagens de Nossa Senhora do Carmo, na época da inauguração da Capela o Fundador do Povoado Jose Pedro de Oliveira resolveu escolher o nome para o Povoado juntamente com o Padre Carmelo no qual fizeram a junção de Carmo em Homenagem ao irmão Carmo, Padre Carmelo e Nossa senhora do Carmo, assim surgiu o nome de Carmolândia.

Em 1.970, José Pedro de Oliveira começou a ingressa no meio político, com o passar dos anos conquistou novas amizades enriquecendo os seus laços administrativos. No ano de 1.972, José Pedro de Oliveira se candidatou a Vereador pelo partido ARENA, sendo eleito o Vereador mais votado da região, dando assim a oportunidade de ser o Presidente da câmara em Araguaína, foi o começo de uma grande jornada, conquistando espaço e mantendo responsabilidade no qual se destacou-se na região como o Vereador José Pedro de Oliveira, Vulgo Zezão.

Em 1.974 José Pedro de Oliveira veio a falecer com 36 anos de idade, deixando o Patrimônio com o nome de Carmolândia já bem desenvolvido pelo seu poder político e pela garra de fazer dos seus sonhos uma realidade. Pois o mesmo doou algumas áreas do seu patrimônio para a cidade, demarcada como:

>          Posto Policial

>          Campo de futebol

>          Escola Estadual

>          Mercado Municipal

>          Praça do Jardim

>          Posto de Saúde

>          Igreja Evangélica

Na mesma época o irmão Carmo Pedro de Oliveira também doou a Praça para Construção da Igreja Católica.

 Em 1.975, A Dona Regina cândida de Oliveira, esposa do fundador José Pedro de Oliveira, passou o poder político para o cunhado Dario Antônio de Oliveira.

E em 1.976, Dario Antônio de Oliveira, candidatou-se a Vereador pelo partido ARENA, sendo eleito e representante a comunidade deste município, atuando na Câmara Municipal de Araguaína.

Em 1.982, Dario Antônio de Oliveira, de candidatou novamente a vereador, sendo eleito, atuando na Câmara Municipal de Araguaína.

Em relação ao relevo, é constituído por áreas de Planície e de Planalto. Clima predominante é Tropical e Úmido. O Sistema hidrográfico composto pelos rios: Lontra, Boa Sorte, João Aires, Inhumas e seus afluentes.

No dia 20 de fevereiro de 1.991 o Município de Carmolândia foi emancipado. E no dia 03 de outubro de 1.992, realizou-se a primeira eleição do Município, sendo prefeito eleito Dario Antônio de Oliveira e vice – Roberto Tolentino.

O primeiro presidente da Câmara Municipal foi o Vereador José Murici neto.

Em cumprimento da lei 1996 realizou a segunda eleição histórica política de Carmolândia. Foi eleito o mais novo prefeito do estado o Sr. Severino de gois Holanda, recebendo 770 votos do município, sendo seu vice o sr. Antônio Teixeira Neto.

No ano de 2000 foi realizada a terceira eleição de Carmolândia onde o Prefeito Severino foi reeleito com 1.061 votos.  no ano de 2003 uma notícia trágica tirou o saudoso Severino da cadeira de gestor, assumindo a cadeira executiva o Vice-Prefeito Antônio Teixeira Neto.

Na Quarta eleição municipal no ano de 2004 foi eleito com 836 votos o Prefeito Antônio Teixeira Neto com o Vice-Prefeito José Nivaldo de Oliveira popular Val.

Na Quinta eleição no ano de 2008 foi eleito com 1.083 votos o Prefeito João Holanda Leite com o Vice-Prefeito Jovercy Ribeiro Martins, na quinta eleição no mandato de João Holanda (Bogó) e Jovercy o jovem Neurivan foi eleito a vereador com 82 votos tendo assim seu Primeiro mandato como vereador, em 2011 o Vice-Prefeito Jovercy assumiu a cadeira executiva do município.

No ano de 2012 veio a Sexta eleição do Município, e foi eleito com 1.081 votos o Prefeito Sebastião de Gois Barros (Bastim) com o Vice-Prefeito Wehbehtt Alves da Silva (Chinha), no mandato da sexta eleição municipal, o jovem Neurivan foi aprovado pelo povo, com isso Neurivan foi reeleito a vereador com 113 votos assumindo seu segundo mandato como vereador e no seu segundo mandato de vereador foi eleito Presidente da Câmara para o biênio 2013/2014.

Neurivan foi aprovado pelo povo como vereador e na sétima eleição do município em 2016 concorreu a eleição de prefeito municipal, onde foi eleito com 1.014 votos, o jovem de dois mandatos de vereador, assumindo a cadeira do executivo em 2017 ao lado do vice-prefeito Erasmo Pereira. Com o compromisso com a comunidade, mantendo o município no crescimento, buscando e entregando obras para melhorar a qualidade de vida do povo Carmolandense, Valorizando o servidor público com plano de carreira e salários em dia, escolas municipais com a melhor qualidade de ensino público da região, Saúde com adequações e frota de veículos novos, Melhorou a Infraestrutura da Cidade, Assistência social com sede própria, poucas cidade do estado tem CRAS funcionado e atendendo seus usuários com sede propia, Com este compromisso o Prefeito Neurivan destaca o seu Amor por essa cidade,

Na Oitava Eleição Municipal de Carmolandia, no dia 15 de novembro de 2020, foi reeleito, pelo o Partido Social Liberal (PSL). com 40,08 dos votos validos o Prefeito: Neurivan Rodrigues de Sousa, com o Vice-Prefeito Erasmo Pereira da Silva.

bandeira-carmolandia

Por meio de informativos contanto a ideia do território do Tocantins, o comitê disseminou pelas principais cidades do país, a proposta da divisão territorial, tendo, na época do Estado Novo, comandado por Getúlio Vargas, um apoio por intermédio do então Coronel Lysias Rodrigues. Entretanto, com a morte de Getúlio, em agosto de 1994, o sonho de território do Tocantins, que teria Pedro Afonso como capital, devido sua importância geográfica, foi engavetado.

Quase 10 anos depois, uma nova campanha sobre a criação do estado ganhou força. Esta, por sinal, seria amplamente apoiada pelas câmaras legislativas do norte goiano.  Por meio dos estudos da Comissão de Estudos dos Problemas do Norte Goiano (Conorte), apresentados a diversas lideranças, entre elas o, na época, deputado José Wilson Siqueira Campos, que abraçou a criação do estado, e, de posse dos estudos e projetos da Conorte levou o debate até a sua criação do estado em 1988. 

Atualmente seus 15 mil habitantes, os pedroafonsinos, são conhecidos por ser um povo acolhedor e guerreiro. Com o produto interno bruto anual de 552,3 milhões, o município tem como base de sua economia o agronegócio, sendo considerada a capital da soja e que também abriga atualmente a maior e mais expressiva usina açucoalcoleira da região norte do país, sendo uma das cidades líder em exportação do Tocantins.

Além de forte polo econômico, os diversos atrativos turísticos de Pedro Afonso constroem em todo o município cenários paradisíacos de praias Rio Sono, Ilha do Tocantins, Praia do Duga, que se formam as margens dos rios Tocantins e Rio Sono, e a coloca como um dos destaques dos roteiros turísticos e ecoturismo do Tocantins.

O município também conta um comercio varejista em expansão, sendo destino certo para quem busca investir em novos lugares. Com o desenvolvimento a cidade viu-se multiplicar e crescer nos últimos anos, por meio de diversos investimentos e obras que beneficiaram toda uma região. Apesar dos avanços, o cuidado com o meio ambiente, tornaram o município nacionalmente reconhecido pelo pensamento ecológico.  Já a atenção dada a história é uma das características que mantém viva no coração dos pedroafonsinos tradições que se perpetuam durante anos.

O Índice de Desenvolvimento Humano, é avaliado em 0,732, o que torna Pedro Afonso uma das 20 melhores cidades para se viver da região norte do país. Outros aspectos como educação de qualidade, que conta com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 6.1, acesso à saúde e infraestrutura proporcionam aos pedroafonsinos um lugar único para se viver.

Dessa forma, Pedro Afonso constrói sua ilibada história como uma cidade modelo de desenvolvimento sustentável e humano.

Pular para o conteúdo